Saiba qual a utilidade desse material e confira dicas sobre o assunto.
Qual a importância de fazer um tratamento acústico?
O ruído é um fenômeno que pode ser prejudicial à saúde, provocando situações de estresse e irritabilidade, comprometendo a performance tanto de profissionais quanto alunos em ambientes escolares, por exemplo.
Por isso é importante realizar tratamentos acústicos sempre que for necessário prezar pela saúde e minimizar os efeitos negativos de ruído, levando em conta o bem estar no trabalho, estudo ou atividades de lazer.
O que são placas acústicas?
As placas acústicas são ótima opção quando o assunto é absorção e redução de ruídos, minimizando consideravelmente tais efeitos negativos no ambiente.
Um fator bastante importante é que, além de agirem reduzindo o ruído interno, também diminuem o ruído transmitido para áreas externas, contribuindo para um isolamento acústico amplo e mais saudável para outros locais.
Elas são indicadas para uma infinidade de lugares, como: áreas administrativas, educativas, estúdios, hospitais, aeroportos, cinemas e auditórios, visando reduzir os problemas com entrada e saída de som de diferentes áreas.
Posso pintar a minha placa acústica?
A resposta é: não! As placas já possuem texturas coloridas e aspecto decorativo e com visual rico, dispensando a pintura. Pintá-las pode obstruir os poros e comprometer a performance acústica da placa, prejudicando sua funcionalidade.
Mas existem uma infinidades de texturas que podem combinar com qualquer tipo de ambiente! Vale a pena conferir!
Como funciona a limpeza das placas?
A limpeza da placa costuma ser bem simples, sendo realizada através de aspiração com cerdas macias. Se houverem manchas, é possível passar uma esponja úmida com água e sabão neutro, seguidos de um pano limpo e seco para retirar os resíduos de sujeira.
Isolamento em apartamentos
Você mora em apartamentos e não quer mais incomodar a sua vizinha do andar de baixo com barulhos?
Saiba que a reclamação de ruídos entre andares de apartamentos é a “número um” quando o assunto é conforto acústico. Ninguém gosta de ser atrapalhado com o barulho dos outros, principalmente no período noturno, não é mesmo? Neste caso específico em que o problema ocorre com o andar de baixo, existe uma medida a ser tomada para o isolamento acústico.
A medida tomada para prevenir tais barulhos deve ser feita ainda durante a obra. Caso a construção já esteja pronta e você enfrente esse tipo de problema, nada está perdido! Você pode colocar barreiras de impacto na hora que for trocar o piso, mas lembre que não poderá fugir da reforma!
Somente a placa resolve todo o problema com ruídos?
É importante entender que o resultado final do isolamento acústico depende de uma série de fatores, como vedações em frestas, janelas e portas. Por isso, não somente as placas devem ser levadas em consideração quando se preza por um isolamento mais efetivo.
O isolamento acústico é feito da mesma maneira em qualquer local?
Saiba que existem diferenças em realizar um isolamento acústico em um escritório, em um estúdio de gravação e uma indústria, por exemplo. Cada local tem seus diferentes ruídos que devem ser levados em conta, além de diferentes objetivos com o isolamento. Por isso, cada ambiente deve ter seu conforto acústico muito bem pensado em um projeto específico.
Portanto, conte sempre com a ajuda de uma equipe que entenda do assunto, evitando “dores de cabeça”.
Como escolher a sua placa acústica?
Na hora de escolher a sua placa acústica, não esqueça de dar uma conferida na linha Owa Sonex, que conta com placas texturizadas e ação bacteriostática, além de prezar pela qualidade e segurança (incluindo resistência ao fogo).
Caso você não entenda nada sobre o assunto, pode contar com a ajuda de profissionais qualificados que possam te indicar as melhores instalações para a sua região.
Uma dica importante é: preze por uma textura que combine com o seu ambiente, afinal, não será possível repintá-la depois.
Tags:
placas acústicas; linha owa sonex; ruídos entre andares de apartamentos; ruídos; conforto acústico.